Blog

GADO DE CORTE: SUPLEMENTAÇÃO DURANTE O INVERNO

2020-07-11




A nutrição dos rebanhos de corte é um fator primordial para o sucesso da criação. É a partir da nutrição que o sucesso do pecuarista começa a se formar, afinal é ela que garante, entre outras coisas a qualidade do produto final. Porém, é importante ter um planejamento eficiente para o manejo nutricional do rebanho uma vez que, o custo com alimentação representa uma parte significativa dos custos de produção.


O manejo nutricional de bovinos de corte requer conhecimento, planejamento e preparação por parte do pecuarista. Para o sucesso é preciso conhecer muito bem o rebanho, o sistema de criação escolhido, as necessidades dos animais considerando a região da propriedade, e, ainda, alinhar tudo isso aos objetivos e metas estabelecidas. 


Quando encontramos uma propriedade com um sistema de criação de gado a pasto, alguns fatores se tornam ainda mais dignos de atenção. Assim, é importante estar consciente das alterações que as forragens sofrem ao longo do ano, pois isso afeta, e muito, seu valor nutricional. 


Neste artigo, você vai entender mais sobre o efeito da condição das pastagens na nutrição de bovinos de corte, e o papel da suplementação para um manejo nutricional de sucesso.


AS CONDIÇÕES DAS PASTAGENS DURANTE O PERÍODO SECO

No inverno as pastagens perdem água naturalmente, o que muda seu valor nutricional. Nessa época do ano, é importante entender o que acontece com esses nutrientes, para saber como corrigir essa deficiência e evitar prejuízos ao rebanho. 


Nesse período, ocorre uma queda na qualidade e na quantidade da pastagem o que afeta diretamente o manejo nutricional dos animais nesse sistema. Quando falamos da nutrição de bovinos de corte, essa queda drástica no alimento disponível causa prejuízos significativos no produto final. 


Durante essa época, o principal nutriente afetado é a proteína. Por isso, para que se garanta os resultados desejados é importante um regime de suplementação para que os teores de nitrogênio na alimentação do rebanho sejam adequados. Assim é possível garantir a melhoria da digestão, taxa de passagem e consumo de forragem.


SUPLEMENTAÇÃO NA NUTRIÇÃO DE BOVINOS DE CORTE DURANTE O INVERNO

Com o objetivo de manter uma boa nutrição de bovinos de corte é importante realizar a suplementação do rebanho durante o período de seca. Como apontamos, a forragem se torna deficiente nutricionalmente durante esse período, principalmente no que se refere à quantidade de proteínas disponíveis. Assim, a suplementação proteica é muito importante durante esse período. Essa prática pode ser feita de diferentes maneiras, com fontes de proteína diferentes e de acordo com o objetivo do animal. 


Sendo assim, é possível oferecer proteína de origem vegetal – farelos – ou substrato para os microorganismos do rúmen. No segundo caso, são estes microorganismos que produzirão o suplemento proteico, usando como base nitrogênio e energia. Assim, é preciso considerar que, para esse tipo de suplementação, é preciso oferecer também boas fontes de energia ao rebanho. A energia pode vir da fermentação das fibras de pastagens secas e o nitrogênio vem dos farelos ou do fornecimento de ureia. 


Um fator que influencia para uma suplementação eficiente é considerar a qualidade e a quantidade de forragem disponível ao rebanho. Isso porque, como destacamos, é importante que a suplementação esteja alinhada com os nutrientes em deficiência na alimentação do rebanho. Além disso, é preciso que a suplementação esteja alinhada com o objetivo de produção, como reprodução, crescimento ou engorda, por exemplo. Assim, quando falamos de ganho de peso do rebanho, é preciso realizar uma suplementação principalmente a base de aminoácidos e de substratos energéticos para tecidos. 

CONCLUSÃO

Contudo, é sempre válido ressaltar que um acompanhamento profissional faz toda a diferença para a produtividade do seu rebanho de corte. A Campo possui uma equipe especializada, multidisciplinar, pronta para ajudá-lo na escolha da melhor estratégia para que o seu negócio continue produzindo satisfatoriamente durante a seca. 

Além disso, temos as soluções e produtos, desenvolvidos através do investimento em pesquisas e tecnologia, adequadas para as características do inverno (seca) e de todas as outras estações. Conte conosco! Da Campo ao campo


Receba Novidades por E-mail:

Fique Conectado