Blog

Estação de monta – Nutrição adequada para aumentar a fertilidade das fêmeas

2019-09-30




Estação de monta – Nutrição adequada para aumentar a fertilidade das fêmeas


A estação de monta vem aí, e muitos criadores do país já preparam os suas matrizes para este período tão importante para a pecuária. Com a volta das águas, é hora de planejar a nutrição mais adequada, para potencializar as condições corporais, que refletem diretamente em na fertilidade e bons índices reprodutivos das fêmeas.

A pecuária nacional evoluiu, principalmente na recria e engorda, porém, a fase de cria ainda busca índices mais expressivos, aproveitando todo o seu potencial. 

A relação direta entre ECC (Escore de Condição Corporal) e fertilidade

Uma nutrição balanceada aumenta a eficiência das fêmeas, possibilitando que elas cheguem à estação de monta com ótimo escore corporal, que permitirá ótimos um bom desempenho na taxa de prenhez. A relação entre o escore de condição corporal (ECC) e a taxa de prenhez é direta, comprovando sua influência na fertilidade.

Como a nutrição contribui para este processo

Antes de suplementar, é preciso entender a necessidade da fazenda, promover um diagnóstico real da situação dos animais, através do qual se pode planejar sua evolução. A nutrição neste período é toda voltada para reestabelecer as reservas energéticas das matrizes, melhorando seu escore corporal, equilibrando o animal, para que entre na estação de monta com a fertilidade em alta, incidindo em uma taxa elevada de prenhez.  

É recomendado que estas fêmeas tenham sua suplementação direcionada para reprodução, consumindo níveis adequados dos macro e microminerais, possibilitando um processo de reprodução eficiente.

Para que a suplementação funcione, o pecuarista precisa ter certa condição de pastagem, mesmo no período seco. De outra forma, é possível fornecer alimento concentrado.

Boca Cheia - A Campo tem os produtos adequados para este período

A seleção genética tem como objetivo proporcionar vacas de alta produção e bons índices reprodutivos, porém a nutrição é que complementa a receita para esta evolução dos animais. A Campo Nutrição Animal possui uma vasta gama de produtos que atendem desde as estratégias nutricionais baseadas em sal  mineral, proteinados, até estratégias e planejamentos nutricionais para fêmeas precoces, tendo o Boca Cheia como produto base.


Receba Novidades por E-mail:

Fique Conectado