Blog

Estamos Superando o Inverno. Mas, e Depois?

2019-08-06




ESTAMOS SUPERANDO O INVERNO. MAS, E DEPOIS?

O inverno vai chegando ao fim, mas o cuidado e a atenção que devemos ter com a nutrição do rebanho não pode parar. É um trabalho constante, planejado e que deve ser feito em todas as estações do ano.

 

PLANEJAMENTO EM TODAS AS ESTAÇÕES

Um dos principais motivos de baixa produtividade do gado no Brasil é a sazonalidade, pois ela afeta diretamente na qualidade e na quantidade das pastagens, provocando ganho de peso na estação das chuvas e baixos ganhos ou perda durante a seca.. Para solucionar este problema e manter os níveis de produção dos animais, o planejamento nutricional é indispensável.

A estratégia nutricional é que ajuda o pecuarista a superar os desafios impostos à cada estação do ano. É importante conhecer as peculiaridades do clima e do solo da região, e também saber das particularidades do seu rebanho, lembrando que cada raça e cada categoria animal tem necessidades nutricionais diferentes.

    

TRAÇANDO METAS

Com o planejamento nutricional adequado, é possível potencializar os níveis produtivos dos animais, e isso resulta na otimização da gestão de seu negócio, que se torna mais simples e menos sujeita a surpresas. Porém, para que esta estratégia funcione de fato, é preciso que o produtor determine com clareza suas metas de produção para, então, buscar as melhores formas de agir e trabalhar para alcançá-las ou até mesmo superá-las. É a partir da meta pré-estabelecida que tudo acontece, ela é o ponto de partida para todo este planejamento.

    

A PERCEPÇÃO DOS RESULTADOS

Diante de tudo isso, é fácil entender que a nutrição é um dos pilares de sustentação da cadeia produtiva, seja no corte ou no leite. Depois que as estratégias são aplicadas, é primordial que o criador realize o balanço de sua produção para, então, confirmar a eficácia do planejamento, que quando bem feito, resulta em uma produção equilibrada e imune às mudanças impostas à cada estação. Assim sendo, o resultado final esperado, quando se utiliza uma estratégia alimentar eficiente, é a produção de alimentos seguros e que atendam à todas as exigências do mercado.

Receba Novidades por E-mail:

Fique Conectado