Blog

CONHEÇA A HISTÓRIA DO SR. JERÔNIMO VOLPATO, PECUARISTA DE GADO DE CORTE, PROPRIETÁRIO DA FAZENDA BOM RETIRO E NOSSO PARCEIRO HÁ 5 ANOS.

2019-05-09




Qual a base do sistema de produção da fazenda Bom Retiro?

Nosso sistema é a cria. Tenho como matrizes vacas Nelore que são inseminadas de Aberdeen. Nosso foco sempre é termos boas matrizes e sempre trabalhando uma ótima nutrição visando uma eficiente programação fetal, melhor maior produção de fibras musculares e formação de adipócitos e, consequentemente, produzindo bezerros de qualidade.

Lavoura/Pecuária?

Não

Há quantos anos o senhor trabalha com a Campo?

Trabalho com a Campo há 5 anos.


DESAFIOS, SOLUÇÕES E DIFERENCIAIS NA PECUÁRIA DE CORTE

 

O que a sua fazenda representa para você?

A nossa fazenda representa o sonho do meu pai, Sr. Valdir Volpato, que chegou ao norte do Goiás a cerca de 30 anos. Ele sempre foi um visionário dentro da pecuária, um apaixonado pela pecuária. E o sonho do meu pai acabou virando meu sonho e minha vida.

 

Qual foi a maior dificuldade superada para construir o seu negócio e como o senhor a superou?

A maior dificuldade foi a adequação e estruturação. Dentro de uma visão mais moderna, meu pai buscou tornar a Fazenda produtiva, com fácil manejo, com uma boa estrutura de água, de currais, de corredores, de pastagens. Hoje nós contamos com 290 pastos, que facilita muito o dia a dia.

 

Qual o maior desafio do empresário pecuarista brasileiro?

Os desafios enfrentados pela pecuária hoje são enormes, mas eu vejo que você tendo um foco no seu trabalho, não diversificando demais, buscando uma eficiência produtiva em todos os níveis. Nós, por exemplo, temos uma eficiência desde o os índices de Inseminação artificial em tempo fixo - IATF - de nascimento, baixo índice de mortalidade, todos com excelentes números. As dificuldades você vai ter que superar, com boas parcerias, bons clientes que te ajudam a passar por esses obstáculos de uma forma mais suave

 

Quais estratégias o pecuarista de leite precisa adotar para aumentar a produtividade do seu negócio?

Uma equipe altamente preparada, engajada e comprometida, uma estrutura adequada, o apoio de parceiros, nutrição animal de qualidade, como a Campo oferece e um planejamento correto e responsável sobre o que deve ser feito dentro da propriedade.

 

Qual o diferencial da Fazenda Bom Retiro no mercado?

Focamos muito hoje num bezerro de alta qualidade, então temos um trabalho muito forte na parte de creep feeding, com consumo diário, regular, mesmos horários, mesmas quantidades, que nos possibilita chegar num produto de alta qualidade com um peso médio de 8,5 a 9 arrobas, com uma desmama de 6 meses a 6 meses e meio.

 

Como o senhor faz para que a pecuária seja uma atividade sustentável do ponto de vista econômico?

Temos um produto altamente valorizado, altamente procurado, então não precisamos ficar nos desdobrando para vende-lo, ele já tem um comprador específico. Nosso produto possui um ótimo valor agregado, que consegue suprir todas as necessidades da Fazenda e nossas necessidades pessoais.

 

Quais as metas da Fazenda Bom Retiro a médio e longo prazo?

As nossas metas são ousadas, mas são possíveis de serem atingidas. A principal delas é um aumento na faixa de 30% na produção de bezerros. Outras metas importantes são: o aumento da taxa de lotação, manter os índices de inseminação e desmamar o produto cada vez mais cedo, mantendo um peso considerável.

 

 

Como a Campo contribui para a evolução do seu negócio?

A Campo hoje faz parte do meu dia a dia. É o meu principal fornecedor, meu principal parceiro na parte de ideias, na parte de planejamento e na parte de objetivos ela está presente realmente dentro do meu sistema, ela tem portas abertas aqui na nossa fazenda.

Eu digo até que praticamente é um sócio que eu tenho, muito bem-vindo. Tenho muito carinho pelas pessoas que estão lá dentro, e eles sabem disso. Enfim, pra mim é uma empresa de alto padrão e que, se depender de mim, será um parceiro pro resto da vida.

Agradeço muito pela colaboração, pelo companheirismo que nós temos. Aprendi muito com eles, algumas pessoas lá de dentro foram muito importantes pra mim, logo que assumi a empresa, meu pai tinha falecido, e eu não conhecia muito o segmento. Então eu só tenho a agradecer, a gratidão é muito importante.

Às vezes a gente a gente esquece, a gente só vê números, resultados e dinheiro, mas eu vejo que a parte humana da Campo é muito visível, ela é o principal ponto que auxilia nessa parceria que nós temos. Uma parceria duradoura, uma parceria clara e honesta. Muito obrigado!

 

Receba Novidades por E-mail:

Fique Conectado