Blog

Dicas para melhorar o aproveitamento do pasto no período de transição das águas

2018-05-22




Com uma sazonalidade de chuvas bem definida, o pecuarista pode fazer uma previsão de produção de forragem em sua fazenda, traçar seus objetivos para o ano pecuário e definir as estratégias a serem utilizadas. Dentro desta sazonalidade chegam os meses de abril e maio e, historicamente, junto com eles vem a diminuição das chuvas. Como consequência temos menor qualidade e quantidade de forragem. Em outras palavras, chegou o período de transição águas-seca.


Hora do pecuarista ter atenção redobrada para não prejudicar os ganhos impostos durante o período das águas. É de grande importância que os animais continuem a receber um nível de suplementação equivalente ou crescente a que já vêm recebendo, pois, como já falado, neste período o pasto apresenta menor concentração e menor disponibilidade dos nutrientes. 


Como maximizar o aproveitamento do pasto no período de transição?


Entre as ferramentas que podem maximizar o aproveitamento do pasto no período de transição, assim como no período da seca, está o uso de suplementação proteica. Esta tecnologia permite uma “melhor nutrição da microbiota ruminal”, fazendo com que a quebra da forragem consumida pelo animal dê-se de forma mais eficiente. A suplementação proteica também ajuda a corrigir as deficiências nutricionais do pasto, fazendo com que os animais ingiram macro e micro minerais, essenciais para o bom desenvolvimento e desempenho de forma equilibrada e constante.

 

Além das vantagens já citadas, outro ponto importante é que o uso da suplementação proteica direciona o ganho de peso para carcaça, levando a melhora de rendimento na hora do abate e um custo de @ produzida mais baixo. A linha de proteinados da Campo Rações e Minerais vêm sempre com promotores de eficiência alimentar e melhoradores de desempenho. 


Sendo assim, estamos sempre à disposição para ajudar na escolha da melhor estratégia para sua fazenda e tornar seu sistema de produção sustentável e rentável. 


Agende uma visita de nossa equipe técnica, estamos prontos para atende-lo.




Receba Novidades por E-mail:

Fique Conectado